História

México ou cidade de méxico foi fundada em Agosto no dia 13 em 1521, é um país com uma história bastante complexa. Há indícios de povos como os Maya, Olmeca ou Zapoteca que habitaram a região há mais de 20.000 anos. Antes dos nativos entrarem em contacto com a civilização europeia construíram observatórios, desenvolveram um calendário com 365 dias, construíam aquedutos, utilizavam hieróglifos para escrever, fizeram avanços em matemática e conheciam a álgebra.

Em 1519, o espanhol Hernán Cortez chegou à ilha de Cozumel e, de lá, se deu a invasão do atual território mexicano. Tenochtitlán, capital de Azteca  que agora tem como nome México(capital), foi construída a partir das ruinas dessa mesma cidade.

 

Bandeira

  • Branca: Esperança;
  •  Verde: Unidade;
  • Vermelha: O sangue dos heróis nacionais.

 

 

Hino

Mexicanos, al grito de guerra

 el acero aprestad y el bridón

 y retiemble en sus centros la tierra

 al sonoro rugir del cañón.

Ciña ¡oh Patria! tus sienes de oliva

 de la paz el arcángel divino

 que en el cielo tu eterno destino

 por el dedo de Dios se escribió.                         

Mas si osare un extraño enemigo

 profanar con su planta tu suelo

 piensa ¡oh Patria querida! que el cielo

 un soldado en cada hijo te dio.

En sangrientos combates los viste

 por tu amor palpitando sus senos,

 arrostrar la metralla serenos,

 y la muerte o la gloria buscar.

Si el recuerdo de antiguas hazañas,

 de tus hijos inflama la mente                                                                         .

 Los laureles del triunfo tu frente

 volverán inmortales a ornar.

Como al golpe del rayo la encina

 se derrumba hasta el hondo torrente

 la discordia vencida, impotente

 a los pies del arcángel cayó.

Ya no más de tus hijos la sangre

 se derrumbé en contienda de hermanos,

 solo encuentre el acero en sus manos

 quien tu nombre sagrado insultó.

Del guerrero inmortal de Zempoala

 te defiende la espada terrible

 y sostiene su brazo invencible

 tu sagrado pendón tricolor.

El será feliz mexicano

 en la paz y en la guerra el caudillo,

 porque el supo sus armas de brillo

 circundar en los campos de honor.

¡Guerra, guerra sin tregua al que intente

 de la patria manchar los blasones!

 ¡Guerra, guerra! los patrios pendones

 en las olas de sangre empapad.(2X)

Antes, patria, que inermes tus hijos

 bajo el yugo su cuello dobleguen,

 tus campiñas con sangre se rieguen,

 sobre sangre se estampe su pie.

Y tus templos, palacios y torres

 se derrumben con hórrido estruendo

 y sus ruinas existan diciendo:

 de mil héroes la patria aquí fue.

Si a la lid contra hueste enemiga

 nos convoca la trompa guerrera

 de Iturbide la sacra bandera

 ¡mexicanos! valientes seguid.                                                                                                                                     

Y a los fieros bridones les sirvan

 las vencidas enseñas de alfombra

 los laureles del triunfo den sombra

 a la frente del bravo adalid.

Vuelva altivo a los patrios hogares

 el guerrero a contar su victoria,

 ostentando las palmas de gloria

 que supiera en la lid conquistar.

Tornaránse sus lauros sangrientos

 en guirnaldas de mirtos y rosas,

 que el amor de las hijas y esposas

 también sabe a los bravos premiar.

Y el que al golpe de ardiente metralla

 de la Patria en las aras sucumba,

 obtendrá en recompensa una tumba

 donde brille de gloria la luz.

Y de Iguala la enseña querida,

 a su espada sangrienta enlazada,

 de laurel inmortal coronada

 formará de su fosa la cruz.

¡Patria! ¡Patria! tus hijos te juran

 exhalar en tus aras su aliento

 sí el clarín con su bélico acento

 los convoca a lidiar con valor.(2X)

Mapa

México é uma dúvida bastante comum, pois uma parte (norte) situa-se na América do Norte, fazendo fronteira com os EUA, e a parte sul situa-se na América Central, possuindo extensa linha costeira nos oceanos Atlântico e Pacífico. Para a maioria dos geógrafos, o México localiza-se na América do Norte, juntamente com Canadá e Estados Unidos, embora alguns prefiram situá-lo inteiramente na América Central.

 

 

Cultura

A música é muito diversificada e apresenta uma ampla gama de diferentes estilos musicais. Foi influenciada por uma variedade cultural, principalmente a indígenamexicana e a cultura europeia. Muitas músicas tradicionais do México são bastante conhecidas em todo o mundo, entre elas destaca-se "Bésame Mucho", "La Bamba", "Solamente una Vez", " La Cucaracha", embora popularizada durante a Revolução Méxicana  é uma antiga canção folclórica espanhola. Os estilos de músicas em méxico distinguem-se o "son", a "canción ranchera" e o "mariachi".

A riqueza natural do país, bem como a sua pluraridade e valores, proporcionam características muito próprias ao "mexicano".
Entre os aspetos culturais mais relevantes e antigos encontra-se a pintura, que já estava presente no México pré-hispânico em construções. No século XX, esta alcançou renome mundial graças a artistas que exprimiam a crítica social nos seus trabalhos, como os muralistas: David Alfaro Siqueiros e Diego Rivera. Ao lado de Rivera, mas com independência artística, está Frida Kahlo, cuja obra se apresenta repleta de sentimento e dor, sendo ela própria o tema central da sua pintura. Com a chegada dos espanhóis foram introduzidos novos estilos, como o barroco e o maneirismo, nas catedrais e edifícios. Mais tarde seria introduzido o neoclassicismo, uma das construções mais representativas da modernização é o Palácio das Belas Artes, que reúne a Art Nouveau e a Art Déco. Na arquitetura moderna, podemos destacar Juan O’Gorman e Luis Barragán, cujo trabalho aliou o misticismo religioso à recuperação das raízes nacionais, integrando a natureza na sua obra.  
 

                                                                               

 

           Palácio das Belas artes

Literatura

A literatura mexicana tem um importante lugar na cultura e na história do méxico. Faz parte da Literatura latino-americana.

No período pré-colombiano, o escritor mexicano mais conhecido foi o rei-poeta Nezahualcóyotl. Durante o período colonial duas figuras sobressairam: Juana Inés bde la Cruz, uma freira que escreveu muitos poemas e ganhou fama pela defesa dos direitos das mulheres, e o dramaturgo Juan Ruíz de Alarcón.

O modernismo de língua castelhana é introduzido por José juan Tablada, precursor de vanguardas que só irão surgir no início do século XX, com o Estridentismo. Durante a  Revolução Mexicana o mais famoso escritor foi Mario Azuela.

No Norte do México tem crescido uma literatura própria, sobre os conflitos na fronteira com os Estados Unidos e a deliquência. Luis Humberto Crosthwaite é um destes escritores.

 

                                                                     

Costumes

Na maioria das aldeias, os usos e costumes dos seus antepassados são respeitados; no entanto, mais de 85% da população mexicana vive nas grandes cidades, como a cidade do México, Guadalajara e Monterrey, e adaptou-se às mudanças que a modernidade trouxe consigo.

Entre as festas regionais e nacionais mais características encontram-se as de caráter religioso e algumas conservam determinadas tradições populares que podem inclusivamente ser consideradas pagãs. Uma das mais importantes é a de 12 de Dezembro, dia da Virgem de Guadalupe, que, de acordo com a crença popular, apareceu a Juan Diego em 1531, no Cerro del Tepeyac. Atualmente, a sua imagem é venerada na Basílica de Guadalupe, no norte da Cidade do México.

Outra festividade é a do Dia dos Mortos, celebrada a 2 de Novembro, de origem pré-hispânica, que coincide com as celebrações católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e de Todos os Santos. A festa do Grito da Independência, que se realiza a 15 de Setembro nas praças públicas de todas as regiões do país, é animada por bailes, música, fogo-de-artifício e luzes de todas as cores, elementos que lhe emprestam um caráter festivo que fazem dela uma das mais destacadas.

Entre outras, destaca-se também a de 6 de Janeiro, Dia de Reis, ou a de 2 de Fevereiro, Dia das Velas, cuja tradição obriga a pessoa a quem calhou o boneco do bolo do Dia de Reis a converter-se no padrinho do Deus Menino e a oferecer "tamales" (um petisco da culinária mexicana") a todos os outros. O Natal, com as suas "posadas" (festas de Natal mexicanas), cânticos, berços, flores da consoada e "piñatas" (enfeites recheados de doces e brinquedos), é também uma das tradições de maior destaque entre a população mexicana.
Dia dos mortos

Grito da Independência

Espetáculos

Atualmente a cidade do México é umas das cidades mais atrativas enquanto á apresentações de espetáculos, o que a converte em um espaço dedicado ao desfrute de diferentes artes como a dança, música, ópera, teatro e artes plásticas. É considerada uma das sedes da cultura. Nas suas ruas podem-se encontrar teatros, auditórios, estádios e fóruns, que formam um relevante circuito cultural e esportivo. Entre os mais importantes se encontram o Auditório Nacional, Palácio de Bellas Artes e atualmente o Foro Sol oferece além de espetáculos.

 

 

Gastronomia

A culinária tradicional mexicana foi inscrita pela Unesco, em 2010, na lista do Património Cultural Intangível da Humanidade, uma vez que se considerou que constitui um modelo cultural que inclui práticas agrícolas e técnicas culinárias milenares de cozer o milho. Esta culinária, que ainda é a base da culinária moderna do México, tem como ingredientes principais, para além do milho, o feijão e as pimentas, para além de outros produtos indígenas, como o tomate,abóbora, o abacate, cacau  e a baunilha.

 

Pratos tipicos/tradicionais

Para além das tortilhas tamales que fazem parte da comida de todos os dias, há alguns pratos típicos que foram considerados os mais populares no México, de acordo com um inquérito realizado por uma instituição especializada. A iguaria que está em primeiro lugar é o mole(molho) em particular o mole poblano, que já foi provado pelo uma vez por 99% dos mexicanos este molho, é tradicionalmente comido em festas de aniversário e casamentos e muitas vezes acompanhando guajolote.

Em segundo e terceiro lugar, repetivamente, encontram-se o pozole, uma sopa ou guisado de milho e carne de porco, originário do oeste do México, muito consumido durante o Natal,  e a cochinita pibil, uma preparação baseada em carne de porco marinada com achiote tipicamente avermelhada, e tradicionalmente cozinhada num “forno-de-terra”; originária de Yucatán é tipicamente servida em tortas e tacos, com chiles habaneros (uma variedade de malagueta muito picante), cebolas curtidas com laranja amarga, e horchata. Entre outros pratos populares encontram-se duas especialidades da região norte do México, a machaca, carne seca que pode preparar-se de muitas formas, e o chilorio, carne de porco desfiada (“desyerbada”), condimentada com pimentas e outros condimentos. A machaca, também conhecida como “machacado con huevo",  consome-se principalmente ao pequeno-almoço, desfiada e misturada com ovos mexidos e tortilhas de farinha de trigo.

 

 

 

Recitas

 

Tortilha

Ingredientes
  • 625 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 350 ml de água fervente  
Modo de preparação
 
  1. Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo, o fermento e o sal. Junte a manteiga aos ingredientes secos. Pouco a pouco, adicione a água e mexa a massa com as mãos, até que conseguir formar uma massa macia. Talvez você não precise usar toda a água.

  2. Em uma superfície enfarinhada, sove a massa por alguns minutos até que ela fique mais macia e elástica. Transfira a massa para a vasilha grande e pincele-a com óleo. Cubra a vasilha e deixe que a massa descanse por 10 minutos.

  3. Divida a massa no tamanho de bolas de golfe. Abra cada bola de massa no tamanho e na espessura que desejar, formando as tortillas.

  4. Em uma frigideira pesada, de ferro, coloque 1 tortilla de cada vez. Quando começar a formar bolhas, vire-a e cozinhe por 1 a 2 minutos. Mantenha as tortillas empilhadas e embrulhadas em um pano de prato limpo, para que fiquem aquecidas.

 

 

 

 

 

Margarita

Ingredientes
  • 40 ml de tequila
  • 20 ml de Cointreau®
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • Cubos de gelo
  • Sal (para a borda do copo)
Modo de preparação
 
  1. Molhe a boca do copo para coquetel com suco de limão.
  2. Encoste no sal para formar uma borda.
  3. Junte em uma coqueteleira a tequila, o Cointreau, o suco de limão, e uma xícara de cubos de gelo.
  4. Misture bem e coe sobre o copo.

 

Borrito

Ingrediente
 

- 8 tortillas de trigo

- 500 ml de souer cream

- ½ kg de guacamole

- 2 pés de alface

- ½ kg de tomate

- ½ kg de queijo cheddar

Ingredientes para o frango

- 500 g de peito de frango cortado em tiras

- 3 dentes de alho picados

- 2 cebolas médias picadas em cubos pequenos

- 1 colher de molho inglês

- 1 colher de sopa de mel

- sal e molho de pimenta a gosto

Modo de preparação

Tempere o frango com sal, molho de pimenta e mel. Refogue o alho e a cebola. Aqueça bem a frigideira e doure as tiras de frango.

Ingredientes para o souer cream

- 500 ml de creme de leite fresco gelado

- suco de 1 limão

- sal a gosto

Modo de preparo do souer cream:

  • Bata o creme de leite até atingir o ponto de chantilly, junte o suco de limão e o sal. Leve à geladeira por 1h.
Ingredientes para o guacamole

- polpa de 1 abacate maduro, mas não muito macio

- 1 tomate cortado em cubos pequenos

- ½ cebola cortada em cubos pequenos

- 1 dente de alho

- 1 pimenta dedo de moça picada, sem sementes

- suco de ½ limão

- 1 colher de azeite

- sal a gosto

Modo de preparação

Amasse grosseiramente a polpa do abacate com um garfo, junte os outros ingredientes e misture bem. Sirva frio ou em temperatura ambiente.

Montagens dos borritos

Coloque o frango no centro de cada tortilla e vá distribuindo até as pontas. O restante do recheio deverá ser colocado em camadas, uns sobre os outros, na seguinte ordem: frango, alface, tomate, molhos de sua preferência e, por último, o queijo. Para finalizar, feche os burritos enrolando-os e pressionando bem o recheio. Depois da primeira volta em torno do recheio, dobre as pontas dos burritos e continue enrolando.